mara
Nº O.S CLIENTE DESCRIÇÃO M.O PEÇAS
Fichamento do Texto: Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma história nacional.
GUIMARÃES, Manoel Luis Lima Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma história nacional. Rio de Janeiro: 5 – 24. 1988.
O IHGB (Instituto Histórico Geográfico Brasileiro) foi criado em 1838, pela SAIN (Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional), com o intuito de criar uma identidade de nação (Brasil), em um período onde o sentimento de pátria estava mais voltado para regionalidade, onde cabia a história esse papel central e a geografia a dimensão territorial e as riquezas, contidas no Brasil como um todo.
Segundo Guimarães essa historiografia criada pelo IHGB é fruto de uma geração nascida em Portugal, que aportaram no Brasil devido às guerras napoleônicas, sob influencia iluminista, herdada da SAIN, representa uma história branca, elitista, linear e progressiva, tendo como ideal a monarquia e como inimigo desse estado, as repúblicas, uma história carregada de sentido político. Um modelo diferente do europeu, onde Estado e Nação são concebidos distintamente, aqui ambos se confundem. A história na Europa enquanto disciplina ganha o mundo acadêmico, enquanto no Brasil, torna-se um atrativo da elite, ligada ao imperador, mas também como no europeu tem um caráter patriótico e religioso, influencia educacional de Coimbra. Os membros do IHGB sentem-se na condição de esclarecidos cabendo a eles a missão de instruir o povo, um conhecimento concebido de cima para baixo, fruto de uma sociedade estamental. Sentem-se continuadores da missão civilizadora dos portugueses, colocando o