Gestão Ambiental
Ecoeficiência na construção civil
Trabalho voltado para disciplina de Gestão Ambiental orientado pelo Professor Doutor José Geraldo Ferreira da Silva.
Vila Velha
26/11/2012
Introdução:
Problema:
O impacto da construção civil no meio ambiente.
De todas as atividades praticadas pelo ser humano, a construção civil é uma das que mais tem impacto no meio ambiente, pois é a atividade que mais gera resíduos e altera o meio ambiente.
Os valores internacionais para o volume do entulho da construção e demolição oscilam entre 0,7 e 1,0 toneladas por habitantes/ano.
Alguns dos grandes problemas decorrentes da geração desses resíduos é a saturação de espaços disponíveis nas cidades para descarte desses resíduos, uma vez que esses correspondem a mais de 50% de resíduos sólidos urbanos em cidades médio e grande porte no Brasil.
Outro fator a se destacar é a extração desnecessária de recursos naturais que poderiam ser evitados com a reutilização ou/e reciclagem do entulho gerado. O setor da construção civil é um grande consumidor de recursos naturais não -renováveis, os agregados naturais estão entre os minerais mais consumidos no Brasil e no mundo.
Os órgãos responsáveis buscam soluções para reduzir os impactos ambientais ocasionados pela construção civil no meio ambiente e uma dessas soluções é a ecoeficiência.
O conceito de ecoeficiência foi criado nos anos 90 pelo cientista sociólogo americano, John Elkington, o mesmo foi fundador e atualmente é um dos diretores da consultoria SustainAbility, uma empresa de consultoria focada e comprometida com a melhoria econômica, social e com a sustentabilidade ambiental, esse cientista também conhecido academicamente como “Triple bottom line” os 3 Ps (people, planet and profit) ou, em português, PPL - pessoas, planeta e lucro; que esta ligado diretamente ao tripé da sustentabilidade, onde estão contidos os aspectos ambientais, sociais e econômicos. A ecoeficiência é a utilização inteligente dos recursos