Maquinas e tratores
PRINCIPIOS E DIRETRIZES
• Prevenir acidentes e doenças ocupacionais, investindo continuamente na melhoria das condições de trabalho; • Garantir o gerenciamento e a melhoria contínua do sistema de gestão de
segurança e saúde no trabalho como responsabilidade de todo o corpo gerencial; • Treinar e capacitar seus empregados e prestadores de serviços internos para um comportamento seguro; • Atender à legislação de Segurança e Medicina do Trabalho aplicável.
Introdução
O trator é um tipo de máquina que exerce tração. Possibilita a execução de trabalho produtivo com conforto ao operador, multiplicando a força humana.Normalmente projetado para arrastar vários tipos de alfaias ou implementos de uso específico, um mesmo trator com diferentes implementos possibilita uma vasta gama de aplicações, com economia de tempo e equipamentos.
Principais partes constituintes do trator
Constituição da transmissão
Embreagem
A embreagem localiza-se entre o volante do motor e o eixo primário da caixa de câmbio, é um dispositivo destinado a efetuar o acoplamento ou separação entre estas. O acoplamento faz-se necessário para que a potência do motor seja transmitida à caixa de câmbio. Esse acoplamento inicialmente é feito gradualmente, quando do trator parado para iniciar o movimento e quando das mudanças de marchas, isso é importante para que não ocorra um esforço brusco no sistema de transmissão. A interrupção do movimento de rotação do motor para o restante da transmissão é necessário para que o trator possa parar sem desligar o motor e para selecionar a combinação de engrenagens na caixa de câmbio. A embreagem tem seu funcionamento baseado no atrito entre duas partes, uma motora e outra movida. O acoplamento e desacoplamento da embreagem ao volante é feito pelo acionamento do pedal de embreagem, localizado no lado esquerdo do operador.
Constituição da transmissão
Caixa de Cambio
A caixa de câmbio situa-se após a embreagem, suas funções