MAQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
O presente trabalho relata as atividades desenvolvidas durante a aula prática do dia 4 de abril de 2014 na Universidade Federal de Santa Maria, compreendendo o campus de Palmeiras das Missões. Nessa primeira aula, tiveram por seu principal objetivo demonstrar quais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e quais os procedimentos necessários para o manuseio de colmeias. A apicultura é a arte de criar abelhas (Apis mellifera L.), com o objetivo de proporcionar ao homem produtos derivados como o mel, cera, geléia real, própolis, pólen, e, ainda, prestar serviços de polinização às culturas vegetais (Moreira, 1993). No Brasil, esta atividade teve início em 1839 com abelhas “mansas” vindas da Europa e em 1956 foram introduzidas abelhas africanas, mais produtivas, porém mais agressivas. Estas abelhas acabaram cruzando com as européias, resultando as abelhas africanizadas (Mendes, 1999). O consumo de mel no Brasil está estimado em aproximadamente 200g/pessoa/ano, o que é considerado muito baixo se formos comparar com alguns países europeus, como a Suíça, por exemplo, onde o consumo se calcula a de 2.400g/pessoa/ano. O mercado apícola nacional é bastante atrativo, seu desenvolvimento é algo notável, no entanto, sofre a influência do mercado internacional e principalmente do Mercosul.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Para a realização dessa aula prática primeiramente os alunos tiveram obrigatoriamente de vestir o EPI, sendo composto por:
• Macacão apícola;
• Máscara;
• Chapéu;
• Botas;
• Luvas.
Além do:
• Fumigador;
• Formão.
No caso do fumigador, nos foi demonstrado como é feito o procedimento de manuseio do mesmo. Ele é destampado, coloca-se papel, em seguida maravalha e depois com um fósforo é acesso e acionasse o fole. A caixa então deve ser aberta, com auxílio do formão retira-se a tampa, onde são dirigidas algumas baforadas de fumaça, após isso, as abelhas começam a sentir seu efeito. A fumaça produzida