Maquinas e ferramentas
FERRAMENTAS
NR 12
Carlos Alberto, 02
SERRA CIRCULAR DE BANCADA
CARACTERÍSTICAS DA MÁQUINA
A SERRA CIRCULAR DE BANCADA tem a finalidade de desdobro e cortes em madeiras já serradas em padrões comerciais. A serra circular é composta por bancadas, guia de alinhamento, disco, coifa protetora, fixador, motor e transmissão de força, empurrador e cutelo divisor.
Os tipos mais comuns de bancadas são confeccionadas em madeira ou metal. Devem ter boa estabilidade e fixação no chão, que deve ser plano e resistente. Sob a bancada deve haver um suporte destinado ao recolhimento dos resíduos do material serrado, de forma a conservar limpa e organizada a área de trabalho. A bancada deve ter proteção em suas laterais, mantendo enclausurada sua parte inferior. A proteção do disco na parte superior da bancada deve ser assegurada através de um conjunto indissociável, composto por uma coifa de proteção e um cutelo divisor. SERRA CIRCULAR DE BANCADA
CUIDADOS ESPECIAIS NA OPERAÇÃO
- Esta máquina só pode ser operada por profissionais qualificados (marceneiros ou carpinteiros).
- A serra deve ser disposta de maneira a facilitar os trabalhos de inspeção, manutenção e consertos, bem como possibilitar uma fácil alimentação e retirada de materiais.
- Devem ser sinalizadas as áreas de ação da serra através de faixas amarelas no piso.
- Nunca utilizar sob chuva, em ambientes úmidos ou sujeitos a líquidos e gases inflamáveis.
- Verificar se o sentido do disco está correto.
- Desligar sempre o disjuntor para trocar o disco, fazer regulagens na máquina e/ou quando for interromper o serviço por algum tempo.
- Nunca utilizar para outras atividades como: serrar madeira roliça, ermerilhar, cortes de ferro, cortes de blocos ou tijolos, etc.
- Nunca retirar as peças de proteção da máquina.
- Ao iniciar a operação, deve-se verificar se a coifa de proteção está alinhada e se está na altura correta de trabalho, de acordo com a espessura do material.
- Durante a operação não deve-se