Máquinas e ferramentas
Módulo N.º7:
“Máquinas - Ferramenta”
Trabalho realizado por:
Samuel João Simões Felício N.º21
Índice
Introdução
Este trabalho foi solicitado pelo professor disciplina de Tecnologias Aplicadas no âmbito do módulo n.º7 – “Máquinas - Ferramenta”.
Neste trabalho, irei explicar o funcionamento, características e alguns modos de utilização dos tornos mecânicos, das fresadoras, do CNC e da rectificadora. Cito também algumas aplicações para cada uma destas máquinas – ferramenta.
No fundo, a finalidade da elaboração deste trabalho é ficar a conhecer melhor alguns tipos de máquinas – ferramenta, tentando dar a perceber principalmente, o modo de funcionamento de cada uma delas.
Torno Mecânico
O torno mecânico é uma máquina – ferramenta que permite moldar peças. O seu modo de operar, consiste em fazer girar a peça num cabeçote ou fixada entre os contra – pontos de centragem, enquanto a ferramenta pretendida e’ pressionada, num movimento regulável, contra a peça.
É uma máquina extremamente versátil, utilizada para conceber ou fazer acabamentos de peças. As peças são fixadas em placas, placas estas que podem ser de três castanhas, quando se trata da fixação de peças cilíndricas, ou de quatro castanhas, quando se trata da fixação de peças rectangulares.
O torno tem duas superfícies orientadoras denominadas de barramento. Para puderem ter uma grande durabilidade e precisão, estas superfícies são temperadas e rectificadas.
Com o torno, e’ possível fazer eixos, polis, pinos, todo o tipo de roscas, peças cilíndricas internas e externas, cones, esferas, entre muitos outros tipos de peças. No fundo, ao utilizar certos acessórios, o torno pode desempenhar algumas funções de outras máquinas – ferramenta, como por exemplo a fresadora, plaina, rectificadora ou furadora.
O torno mecânico deu possibilidade à humanidade de produzir as máquinas necessárias ao seu crescimento tecnológico. Diz-se também que o torno