HISTORIA DA EDUCAÇÃO
A palavra pedagogia tem origem na Grécia Clássica onde pedagogos eram escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Sendo submissa à criança e ao mesmo tempo responsável pelo seu ensino. A pedagogia é definida por estudiosos como a teoria e a prática da educação. Seus primeiros estudos emergiram, com a origem e o desenvolvimento da civilização, tratados em obras dos clássicos da antiguidade: Platão, Aristóteles, entre outros. Sua institucionalização ocorreu por volta do século XVI, onde o termo pedagogo se modernizou e sendo definido como um mestre responsável por instruir e educar um aluno. O século XVIII ficou conhecido como o século da Pedagogia, por desenvolver a fase da educação pública estadual e o início da educação nacional, destacando-se também pelos grandes nomes como Rousseau e Pestalozzi.
Objeto de Estudo
Com o intuito de conceber a Pedagogia como ciência da educação, Libâneo (2001,p.6) a define como “um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa”. A Pedagogia se ocupa do ato educativo; interessa-se pela prática educativa, fazendo parte da atividade humana e da vida social do indivíduo. A educação é prática humana social, que transforma os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, dando a configuração a nossa existência humana, individual e coletiva. E são essas transformações que constituem o objeto de estudo da Pedagogia. Esclarece também que isso acontece pela comunicação, experiência acumulada, saberes e modos de agir construídos e acumulados pela humanidade e pela cultura transformada em patrimônio do ser humano.
A Instituição e o Projeto Educativo
O Referencial Curricular propõe um diálogo com programas e projetos curriculares de instituições de educação infantil, nos estados e municípios. Este diálogo supõe atentar para duas