maquinas termicas e maquinas de fluxo
Trabalho de Máquinas Térmicas e Máquinas de Fluxo
Alunos: Bruno.C.Riguete Professor: Saulo
Turma: 2ºMB
Subgrupos: G1 e G2
LEOPOLDINA-MG
CLASSIFICAÇÃO DOS MOTORES
Os motores podem ser classificados de acordo com diversas características sendo elas: quanto ao tipo de movimento, forma de iniciar a combustão, disposição dos órgãos internos, número de cursos do pistão por ciclo motor.
Quanto ao tipo de movimento:
Os motores são divididos em motores de movimento rotativo e motores de movimento alternativo.
1. Movimento rotativo: Foi concebido e desenvolvido pelo Dr. Felix Wankel. Assim como os motores a pistão esse tipo de motor também faz uso da pressão gerada pela combustão da mistura ar-combustivel, mas não utiliza biela nem manivela. Esse motor consiste
2. Movimento alternativo: Motor com pistões.
Quanto a forma de iniciar a combustão:
Existem duas formas de dar início a combustão no motor: por centelha e por compressão
1. Centelha: a energia de iniciação é fornecida por uma faísca elétrica. Nesse tipo de motor por meio de um carburador o ar e o combustível são misturados antes de entrarem nos cilindros no processo de admissão.
2. Compressão: teoricamente a combustão ocorre a uma pressão constante. Caracterizam-se pela injeção do combustível na câmara de compressão, na qual o ar já se encontra aquecido.
Quanto à disposição dos órgãos internos:
No motor os cilindros podem ser organizados de maneiras diferentes de acordo com o número dos cilindros. São elas em “V”, em linha ou opostos também conhecidos como boxer.
1. Em “V”: nesses motores os cilindros ficam organizados de maneira a formarem um V. São mais compactos que os motores em linha. São utilizados em carros de maior potência, ou seja, que possuem mais cilindros, diminuindo assim o comprimento do motor. As configurações mias comuns são as com 6 e 8 cilindros.
2. Em linha: nesses motores os cilindros ficam organizados em uma