2ª lei da termodinâmica
Fernanda Freitas nº 10
Karina Gonçalves nº 13
Nayara Silva nº 26
Stefany Guerra nº 30
Thaina Borges nº 33
Sumário 1. Termodinâmica.........................................................................03 2. Segunda Lei da Termodinâmica...............................................03 3.1 Enunciado de Clausius.....................................................03 3.2 Enunciado de Kelvin-Planck............................................03 3. Máquinas Térmicas..................................................................04 4.3 Máquina Térmica de Resfriamento................................04 4. Referências...............................................................................05
Termodinâmica
Termodinâmica é a ciência que estuda a "energia, suas formas e transformações, as interações entre energia e matéria tratando das leis sob as quais ocorrem transformações e transferências de energia em que participam energia interna e calor".
Segunda Lei da Termodinâmica
Dentre as leis da termodinâmica, a Segunda lei é a que tem maior aplicação na construção de máquinas e utilização na indústria, pois trata diretamente do rendimento e funcionamento das máquinas térmicas, ou seja, situações em que o calor é transformado em outras formas de energia. Esta lei, que tem entre seus fundadores
Clausius, Boltzmann e Maxwell, possui o reconhecimento de duas classes de processos: os espontâneos e os não-espontâneos, e pode ser expressa em uma grande variedade de formas equivalentes.
O estudo das máquinas térmicas deixou os físicos bastante intrigados com situações que não ocorriam de maneira esperada. Essas situações, aparentemente diferentes ilustram a 2ª Lei da Termodinâmica, segundo os enunciados de Clausius e Kelvin-Planck: * Enunciado de Clausius:
O calor não pode fluir, de forma espontânea, de um corpo de temperatura menor, para um outro corpo de temperatura