2ª lei da termodinamica
2ª lei da termodinâmica
Pesquisa, apresentada ao Prof. Manoel Pereira da Silva Junior, Turma D, Período 2º, do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia de Alagoas — FAT
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS
Maceió- AL — novembro de 2013
SUMÁRIO
2ª lei da termodinâmica __________________________________3
Maquinas térmicas______________________________________3
Eficiência das máquinas térmicas ___________________________5
Ciclo de Carnot_________________________________________5
Entropia______________________________________________7
Referências ___________________________________________8
2ª LEI DA TERMODINÂMICA
Sorvetes derretem quando são deixados fora de casa em um dia quente. Uma lata fria de refrigerante se aquece em um dia quente em um piquenique. O sorvete e o refrigerante nunca ficam mais frios quando deixados em um ambiente quente, pois o calor sempre se transfere espontaneamente do quente para o frio, e nunca do frio para o quente. O fluxo espontâneo de calor constitui o foco de uma das leis mais profundas de toda a ciência, a segunda lei da termodinâmica.
A SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA: O ENUNCIADO DO FLUXO DE CALOR
O calor flui espontaneamente de uma superfície a uma temperatura mais elevada para uma substancia a uma temperatura mais baixa e não flui espontaneamente no sentido inverso.
É importante perceber que a segunda lei da termodinâmica trata de um aspecto da natureza diferente da primeira lei da termodinâmica.
A segunda lei é uma afirmação sobre a tendência natural do calor de fluir do quente para o frio, enquanto a primeira lei trata da conservação da energia e se concentra tanto no calor quanto no trabalho. Vários aparelhos importantes dependem do calor e do trabalho na sua operação e, para entender tais equipamentos, as duas leis são necessárias.
Dentre as duas leis da