trelicas
Estudaremos a seguir o funcionamento dos refrigeradores e como podem ser considerados um tipo de maquina térmica, pois há vários princípios físicos em uma maquina que utiliza a vaporização de uma substancia (no caso, o gás refrigerante) para retirada de calor para diminuir sua temperatura interna.
Até algumas décadas atrás, o frio artificial era empregado quase unicamente na conservação de produtos alimentícios (os primeiros refrigeradores semelhantes que temos foram surgir na década de 1850). A principal causa para tanto, eram dificuldades de ordem técnica, relacionadas com a geração do frio. Os poucos refrigeradores encontrados nas residências e nas lojas - meros "armários" dotados de isolação térmica - eram alimentados por grandes blocos de gelo, que uma central frigorífica - uma indústria de gelo - preparava e distribuía diariamente. Vem daí, aliás, o nome geladeira. Com a lenta expansão da rede elétrica, entrou em cena o refrigerador movido a eletricidade. O refrigerador é uma máquina de transferência de calor que capta o calor interno do refrigerador e o põe para fora. Isto se consegue por meio da constante evaporação e condensação do refrigerante. Para que se processe a evaporação, a troca do estado líquido para o gasoso, é preciso calor, que é absorvido dos produtos existentes no refrigerador.
Dentre as duas leis da termodinâmica, a segunda é a que tem maior aplicação na construção de máquinas e utilização na indústria, pois trata diretamente do rendimento das máquinas térmicas. As máquinas são aparelhos que servem para transferir energia e,