Maquinas de fluxo
MÁQUINAS DE FLUXO
Dimensionamento de Tubulação e seleção de Bomba Centrífuga
Professor: Gilnei C. Ocácia
Everson Rocho Apolinário
2012/2
RESUMO
O presente trabalho trata de assunto relacionado à disciplina de Máquinas de Fluxo, no qual o exercício proposto foi escolhido pelo professor para a devida aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, em que o objetivo principal é o dimensionamento de uma tubulação e a seleção de uma bomba centrífuga adequada.
O dimensionamento foi planejado e executado de maneira objetiva visando o aprendizado através da aplicação de cálculos, consultas em livros sugeridos pelo professor e consultas em catálogos de fabricantes de tubos e de Bombas Centrífugas.
1.INTRODUÇÃO
Os estudos relacionados ao dimensionamento das tubulações e seleções de Bombas Centrífugas permitem escolher corretamente uma determinada tubulação para um específico tipo de bombeamento. E através dos cálculos será possível obter as informações como, por exemplo, diâmetro do tubo, vazão, velocidade e até a potência da bomba, possibilitando condições satisfatórias para elaboração do projeto.
2.OBJETIVOS
O principal objetivo deste trabalho é aplicar os conhecimentos obtidos em aula na disciplina de Máquinas de Fluxo aos assuntos relacionados ao dimensionamento de tubulações, escolha do material das tubulações e seleção de Bomba Centrífuga através de consultas de livros, catálogos de fabricantes e aplicação dos cálculos abaixo listados:
a) Cálculo da área da seção transversal do tubo;
b) Cálculo do diâmetro da tubulação;
c) Cálculo do nº de Reynolds;
d) Cálculo do fator de atrito;
e) Cálculo da perda de carga localizada;
f) Cálculo da perda de carga distribuída;
g) Cálculo da perda de carga total;
h) Cálculo de perdas em termos de vazão;
i) Cálculo da altura manométrica;
j) NPSH requerido e NPSH disponível;
k) Cálculo da potência