Maquinas de fluxo
Tema: Turbinas Pelton, Francis e Kaplan.
Aluno: André Mauricius Martin Krom
Histórico da evolução das turbinas hidráulicas:
Desde as primeiras civilizações há indícios da utilização da força d'água como força motriz,desde os antigos egípcios, o império romano, cerca de 200A.C. já haviam esquemas hidráulicos. Já na idade média era comum a utilização de rodas d'água para a obtenção de força motriz para os moinhos. Há relatos de que Leonardo Da Vinci Já havia criado exemplos de turbinas para acionamento de laminadores e máquinas têxteis.
Segundo Lauria, Douglas,1993. MOSONYI, Emil.1988 - Vol. I. Brief Historical Survey , pag. 119 - 131 . SARRATE, I. Lana, 1967, os principais acontecimentos referentes a turbinas hidráulicas são:
1403 – Desenho mais antigo de uma roda d’água que se conhece, com eixo vertical.
1550 – J. Besson descreve a primeira turbina axial de reação com pás de madeira, construída na região de Toulouse, na França.
1730 – Bernouilli publica em seu livro uma fórmula para o cálculo da força exercida por um jato d’água.
1750 – J.A. Segner idealiza a primeira máquina fazendo uso do jato d’água, instalada em Nörten, próximo a Göttingen (rio Leine, Alemanha).
1754 – Euler estabelece a equação fundamental das máquinas de fluxo, admitindo escoamento uni direcional e número infinito de pás.
1824 – C. Burdin apresenta à Academia de Paris projetos de turbinas de ação e reação, e propõe pela primeira vez o nome turbina.
1827 - Fourneyron inventa a primeira máquina hidráulica praticamente utilizável, que se transformou posteriormente na turbina de reação.
1834 – Fourneyron constrói e instala sua turbina para uma queda de 108 m, potência de 25 kW e rotação de 2200 rpm.
1838 – J. V. Poncelet publica trabalho sobre a turbina de Fourneyron . Propõe uma roda d’água de fluxo inferior com as pás acionadas parcialmente,