maquinas de fluxo
Uma máquina pode ser definida como um transformador de energia. Ocorre a troca de energia entre um sistema mecânico e um fluido, ou seja, a transformação de energia mecânica em energia de fluido ou energia de fluido em energia mecânica. As máquinas de Fluxo ou dinâmicas, um fluido escoa continuamente através da máquina, havendo a transformação de trabalho mecânico em energia cinética e desta em energia de pressão ou vice-versa, na troca de energia.
2 História
Desde os tempos mais antigos, o uso econômico da energia contida nos fluidos foi um fator primordial para o desenvolvimento da humanidade. Na Mesopotâmia, cerca de 3000 a.c , grandes sistemas de irrigação eram usados, enquanto, os egípcios e os gregos usavam rodas d’água para moer cereais. Ao cientista egípcio Heron de Alexandria é atribuído o desenvolvimento de equipamentos precursores das máquinas de fluido modernas. É, entretanto, a partir do século XIX, com os conhecimentos de termodinâmica e mecânica dos fluidos que as máquinas de fluido passaram a ter um maior desenvolvimento.
3 Características
-Pequeno número de partes componentes na máquina.
-Simplificação da produção Realização de trabalho concentrada num único órgão.
-O rotor, na maioria dos casos único na máquina simplifica operação.
-Pequeno número de órgãos componentes e simplicidade manutenção simples (exceção: turbinas de grande porte ~ 10m de diâmetro e mais de 400 toneladas). Portanto, sempre representam a primeira hipótese aventada no projeto de qualquer instalação.
4 Tipos de máquinas de fluxo
BOMBA DE PALHETAS ROTATIVAS Uma bomba de palhetas rotativas é uma bomba de deslocamento positivo que consiste de palhetas montadas em um rotor que gira dentro de uma cavidade. Em alguns casos estas palhetas podem ser de comprimento variável e/ou