Maquinas de fluxo
Engenharia Industrial Mecânica Prof.: Edilberto
1
SUMÁRIO 1 MÁQUINAS DE FLUXO ... .3 1.1) Introdução ... ... 3 1.2) Elementos construtivos ... . 4 1.3) Classificação das máquinas de fluxo... 1.4 BOMBAS ... .. 11 1.5 TURBINAS HIDRÁULICAS ... . 33 1.6 TURBINAS A VAPOR ... . 50 1.7 TURBINAS À GÁS... ... 80 1.8 VENTILADORES ... ... 110 1.9 COMPRESSORES... . 140
.6
2
MÁQUINAS DE FLUXO
1.1) Introdução Afinal, onde estão instaladas as máquinas de fluxo? As máquinas de fluxo estão nas indústrias militar, aeronáutica, aeroespacial, automotiva, naval e de geração de energia com alta eficiência. Atualmente existe a preocupação no grande aumento de consumo de energia elétrica no Brasil (necessidade de expansão de hidrelétricas, termelétricas com ciclo combinado e ciclo híbrido, eólica, energia nuclear, célula combustível, micro geradores,...).
Máquina de Fluxo (turbomachine) pode ser definida como um transformador de energia (sendo necessariamente o trabalho mecânico uma das formas de energia) no qual o meio operante é um fluido que, em sua passagem pela máquina, interage com um elemento rotativo, não se encontrando, em qualquer instante, confinado.
3
Todas as máquinas de fluxo funcionam teoricamente, segundo os mesmos princípios, o que traz a possibilidade de utilização do mesmo método de cálculo. De fato, esta consideração é plenamente válida apenas quando o fluido de trabalho é um fluido ideal, já que, na realidade, propriedades do fluido, tais como volume específico e viscosidade, podem variar diferentemente de fluido para fluido e, assim, influir consideravelmente nas características construtivas dos diferentes tipos de máquinas. Como exemplos de máquinas de fluxo, citam-se: as turbinas hidráulicas (hydraulic turbines), os ventiladores (fans), as bombas centrífugas (centrifugal pumps), as turbinas a vapor (steam turbines), os turbocompressores , as turbinas a gás (gas turbines).
• • • • • •
Este