maquina passa fios
Na construção civil são usados tubos elétricos que ficam embutidos na construção e que servem para criar um canal de passagem entre dois pontos (ex: da lâmpada ao interruptor, chamaremos a estas extremidades de 1 e 2) e para proteger os cabos elétricos que se acondicionam no seu interior. O trabalho de passagem dos cabos elétricos pelo interior dos tubos é executado de forma manual e com recurso a força física, tornando-se muito moroso, exaustivo e sempre com a necessidade de dois trabalhadores em simultâneo como mínimo, para exercer corretamente a operação.
Para solucionar esta situação, foi criada a “máquina de passar cabos”, que facilita e agiliza o processo. Esta permite que a operação seja executada com um operador apenas e sem necessidade de qualquer esforço físico por parte do mesmo, podendo ainda contabilizar e registar os metros de cabo passados em toda a obra.
A “máquina de passar cabos” tem como finalidade, passar de forma automática e sem qualquer esforço físico, cabos elétricos pelo interior dos tubos elétricos usados na construção civil.
Para o auxílio dessa função, a máquina dispõe de um sistema que limpa as impurezas como: pedras pequenas, pedaços de cimento, areia ou pó, que obstroem o interior do tubo elétrico e que dificultam a passagem dos cabos elétricos pelo seu interior. Este sistema funciona à base de ar comprimido que é gerado através do compressor (F), o ar é conduzido através de um tubo flexível que liga o compressor (F) à pistola (I). O bico da pistola é inserido manualmente numa extremidade do tubo elétrico, apertando o gatilho manual da pistola solta-se o ar a alta pressão para dentro do tubo, empurrando a sujidade e obrigando-a a sair pela outra extremidade deixando o tubo limpo, o que facilita a passagem dos cabos elétricos pelo seu interior.
Após a limpeza com o ar, passamos à lubrificação do tubo elétrico através da injeção de pó de talco para o seu interior. A lubrificação é efetuada através da mesma