Fios ( Produção Têxtil)
Capítulo I
Fibras Naturais e Fibras Químicas............................................................................. 3
Capítulo II
Produção de Fios....................................................................................................... 5
Tipos de Fios.............................................................................................................. 8
Capítulo III
Titulação ..................................................................................................................... 9
Capítulo IV
Maliber Indústrias e Comercio Têxtil Ltda................................................................ 10
Introdução
Esse relatório tem como objetivo, de uma forma resumida, explicar o que é o fio e como ele é feito. Explicar o processo desde a matéria- prima (as fibras), fabricação dos fios, até a sua classificação pela titulação, exaltando também os tipos de fibras que constituem os fios.
Capítulo I
Fios
De uma forma resumida pode-se dizer que fio é um material constituído por fibras. As quais são divididas em dois grupos, da seguinte forma: Fibras Naturais (Animal e Vegetal) e Fibras Químicas, também chamadas, “fibras produzidas pelo homem”. (Persson 1984, p. 11).
Fibras Naturais
Vegetal:
Algodão: É fornecido através do cultivo, é usado a mais de 7.000 anos, faz parte da evolução têxtil. Ele é usado na produção de tecidos laváveis em geral, malharia e também em roupa íntima e externa, roupa de cama, mesa, panos para enxugar as mãos, etc.
Linho: Ele é retirado do caule de uma planta anual (Linun Usitatissimun). Ele é um bom condutor de calor. É usado na fabricação de lençóis.
Junta: São extraídos de “plantas duras”, plantas também anual. É usada para produção de sacos, é uma fibra menos resistente e mais barata.
Cânhamo: É retirada também de caule e anual. Uma fibra mais rígida. É usada na fabricação de cordas, cortinas, lonas, etc.
Sisal: As