Polímeros
2.0 - Polímeros
Os polímeros são moléculas orgânicas muito grandes constituídas por um grande número de unidades moleculares repetidas, denominadas meros. A palavra polímeros vem do grego polumeres, que quer dizer “ter muitas partes”. (do grego "poli"- muitas, "mero"- partes).
O termo polímero foi criado pelo famoso químico alemão J. Berzelius em 1832. Porém, nesta época não se conhecia o conceito de macromoléculas.
Em 1920, um jovem pesquisador, Hermann Staudinger, professor de química orgânica do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) em Zurique, decidiu dedicar a estudos de macromoléculas. Porém, ele só foi reconhecido muitos anos mais tarde quando recebeu o prêmio Nobel de Química em 1953. Desde então, a síntese de polímeros deixou de ser apenas um fenômeno natural e estudos sobre tal tema, desenvolveu-se rapidamente
O primeiro polímero a ser sintetizado em laboratório foi o polietileno, no ano de 1934, em uma indústria na Inglaterra, mas só ficou conhecido anos depois durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época desempenhou um importante papel: como isolante elétrico de radares militares.
3.0 - Classificação dos polímeros
Os polímeros podem ser de duas formas:
3.1 - Polímeros naturais
São aqueles que encontramos na natureza.
Por exemplo: Borracha (extraída da seringueira), Celulose, Proteínas, Polissacarídeos, entre outros. São úteis na fabricação de diversos materiais como papel e pneus.
3.2 - Polímeros artificiais
Os materiais poliméricos produzidos