Trefilação
CURSO TÉCNICO EM METALURGIA – 2ª Série/módulo
DISCIPLINA: CONFORMAÇÂO MECÂNICA DE MATERIAIS
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA:
TREFILAÇÃO
por
Trabalho apresentado ao Curso Técnico em METALURGIA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – campus Juiz de Fora, para a disciplina CONFORMAÇÃO MECÂNICA DE MATERIAIS, ministrada pelo Prof.
Juiz de Fora/Novembro - 201
TREFILAÇÃO
Por definição, a trefilação é um dos processos de conformação mecânica semelhante ao processo de extrusão onde um material é forçado a passar através de uma matriz para ter seu diâmetro reduzido e seu comprimento aumentado. Neste caso o material é puxado e não empurrado. A trefilação, ou também conhecida como estiramento, é normalmente realizada a frio. É um processo utilizado para a fabricação de fios, arame e tubos (secções muito menores que o comprimento).
Representação esquemática do processo de trefilação (estiramento).
A barra que deve ser trefilada recebe o nome de fio de máquina. Ela deve ser apontada, para facilitar a passagem pela fieira, e presa por garras de tração que vão puxar o material para que ele adquira o diâmetro desejado. O fio de máquina para a produção de fios e arames é um produto semiacabado, geralmente laminado, de secção circular e de diâmetro não superior em princípio a 6,35 m (1/4”).
O equipamento empregado na operação de estiramento (esticar) de fios e tubos consiste num banco de estiramento, onde um dos principais componentes é a matriz. O fio máquina já pontiagudo e inserido na matriz, e na outra extremidade, é agarrado nas mandíbulas do banco (mecanismo hidráulico ou mecânico). Existem bancos de estiramento com capacidade superior a 100 toneladas de força de tração e velocidades de estiramento que variam de 9 a 1500 m/min.
A fieira é uma ferramenta cilíndrica que contém um furo no