Trefilação
Título: TREFILAÇÃO
TREFILAÇÃO A FRIO
A trefilação é um dos processos de conformação mecânica na produção industrial. Este processo é semelhante ao processo de extrusão, em que um material é forçado a passar através de uma matriz para ter seu diâmetro reduzido e seu comprimento aumentado. Neste caso o material é puxado e não empurrado. A trefilação ou também conhecida como estiramento é normalmente realizada a frio. É um processo utilizado para a fabricação de fios, arame e tubos (secções muito menores que o comprimento).
MÁQUINAS DE TREFILAR A fieira é o dispositivo básico de trefilação e compõe todos os equipamentos trefiladores.
Figura 1 – Detalhe construtivo de uma fieira
Sem Deslizamento
Nessa máquina, o fio é tracionado e depois de passar por entre a fieira ele vai para um anel tirante que acumula o fio antes de liberar sua movimentação em direção a uma segunda fieira onde o processo se repete. Isso é feito quantas vezes forem necessárias para que se obtenha a bitola desejada para o fio, depois do término desse processo o fio é enrolado em uma bobinadeira.
Figura 2 – Esquema de máquina de trefilação sem deslizamento
Com Deslizamento Essa máquina é usada para trefilação de fios metálicos de pequeno diâmetro. Neste processo o fio parte de uma bobina, passa por uma roldana e segue alinhado até a primeira fieira. Na saída da fieira, o fio é enrolado em um anel tirante com um número de voltas que gere força de atrito suficiente para tracionar o fio através da fieira.
Figura 3 – Esquema de máquina de trefilação com deslizamento
FATORES RELEVANTES AO PROCESSO Alguns fatores modificam o processo de trefilação, podendo alterar o produto final, estes são considerados, previstos e controlados. Mesmo que a trefilação seja realizada a frio a temperatura de trabalho é elevada consideravelmente, ocasionando alterações de atrito, lubrificação, velocidade, acabamento e escoamento.