Estágio
Naia Antunis de Rezende
Estagiária em Engenharia de Produção
Objetivo
No início do estágio, para que haja uma transição entre a vida estudantil e a vida profissional, o estagiário passa por uma fase de adaptação ao ambiente industrial através de apresentações de aspecto gerais da empresa, contato com os colaboradores e com diferentes ares da indústria. Após a introdução de aspectos gerais da empresa, o estagiário passa por diferentes setores da produção, começando pelo recebimento da matéria prima, passando pelo processamento, pela inspeção, até chegar ao produto acabado. É interessante que nesse período seja observada a rotina de trabalho e as principais características de cada setor, assim como particularidades que possam interferir na produção e qualidade.
Introdução
Será descrito neste relatório, as atividades realizadas pelos departamentos de produção da Unifi do Brasil, localizada em Alfenas – MG. O início do relatório será no setor de recebimento da matéria prima, passando pelos procedimentos de carregamento e preparação, processamento, controle de processo, inspeção de qualidade, embalagem e armazenamento.
Como conclusão serão expostas algumas ocorrências que poderão ser analisadas e trabalhadas no futuro.
Recebimento de matéria prima
Responsável: Vanderlei
A matéria prima utilizada pela Unifi do Brasil, chamada de POY (Partially Oriented Yarn), é importada de diferentes países como Índia, China, Argentina e EUA e devido à distância entre os países a chegada da matéria prima pode levar de 7 a 90 dias. Normalmente a Unifi possui parceria com a empresa DEICMAR, para o armazenamento da matéria prima no porto de Santos – SP, porém durante o período de introdução às áreas toda a matéria prima estava armazenada em Alfenas – MG devido à redução de custos.
A chegada dos carregamentos na empresa é feita diariamente, com o máximo de 38 caixas por carreta, e as informações do fornecedor são coletadas através do código de