Maquiavel
Maquiavel define dois tipos de estados principados, o hereditário e o adquirido, e aponta quais são as formas de como o governante chega ao poder, ou através do uso da força ou pela fortuna ou pela virtude.
Capítulo 2: Dos Principados Hereditários
A vantagem de um principado hereditário, segundo Maquiavel, é que existe maior dificuldade em manter um Estado novo do que se manter um Estado hereditário, pois o povo já está acustumado ao poder de uma familia de um principe.
“nos Estados hereditários ehabituados à estirpe do seu príncipe, as dificuldades para os conservar são menores do que nos novos, pois basta apenas não violar a ordem dos antepassados..”
Se um Príncipe conquista determinado Estado e tenta mudar seus costumes, corre o risco de o povo revoltar-se contra ele, o principe deve então respeitar a cultura local, e assim se manterá no poder; a menos que, como diz Maquiavel, uma força excepcional o derrube, porém, se tal acontecer, poderá reconquistá-lo “mal um revés da fortuna antinja o ocupante”, neste o conquistador.
Maquievel afirma que deve transmitir motivos para ser amando e não odiado.
Quando o povo vive com seus costumes e esses respeitados pelo monarca, os desejos de mudanças vão sendo postos em esquecimento.
Capítulo 3: Dos principados mistos
O povo tem sempre o desejo de mudança, para melhor, segundo Maquievel, mundam com grande facilidade de governantes, porém essa mudança pode ser para pior.
A imposição de um novo gornerno pode originar provocações por parte da força militar do principe ou por outros motivos, que podem lever a injurias no povo, criando inimigos para o principe que são pessoas ofendidas com a ocupação do