maquiavel
Formação do Estado
Natural:Parte da premissa de que o Estado formou-se involuntariamente, de origem familial ou patriarcal, por atos de força/violência, conquista, patrimoniais, desenvolvimento interno.
Contratualistas: Forma de se conceber a origem da sociedade e do Estado.É uma matriz, modelo de análise criado pelo homem.
Pontos em comum entre Hobbes e Locke
Há uma etapa da vida pré-política, pré- social denominado “estado de natureza”, onde os indivíduos viviam sem regras ou convenções partilhadas.
O homem abandona o estado de natureza ou muda a sua condição com consciência e voluntariamente.
O Estado é um artifício humano. Pensado e elaborado pelo homem.
Expressam uma visão positiva acerca do Estado.
Afirmam que o homem abandona o Estado de natureza por um pacto ou contrato.
Tomas Hobbes:
Viveu entre 1588 e 1779, absolutista, descreve o Estado de natureza como um estado de guerra permanente, onde os homens dotados de razão, livres em igualdade, lutam de forma violenta um contra o outro, afim de satisfazerem seus desejos “o homem é o lobo do homem” dizia Hobbes.A competição e violência no estado natural era uma ameaça ao maior bem do homem ,a vida. Para que reine a paz, bem supremo, os homens concluíram que a solução para se viver melhor seria pactuando. Todos teriam de renunciar seus direitos e poderes em favor do soberano, daí surgi o Estado, dotado de um poder absoluto e o pacto seria irrevogável.
Jhon Locke:
Nasceu em 1632, 44 anos depois Hobbes, era anti-absolutista defensor do Estado Liberal,sua teoria de formação do Estado é de que o homem vivia bem em seu estado de natureza, com liberdade e igualdade, onde seu direito maior era o que com ele nascia, a propriedade, mas com o intuito de assegurar e conservar esses direitos, surgi o Estado através de um contrato, um poder maior com seu consentimento, o homem não transfere todos os seus direitos e nem todo seu poder, deposita e confia-o aos governantes para o bem público. No