Maquiavel
Dentre seus vários trabalhos, o mais importante e conhecido tem o título de "O príncipe", escrito em 1513. Na obra, Maquiavel aconselha governantes sobre como estruturar-se e manter absoluto poder, mesmo sendo necessário utilizar forças militares para alcançar seus objetivos. Neste livro, foi onde surgiu a famosa frase "os fins justificam os meios", que passa a idéia de que não é importante o que o governante faça durante seus domínio, desde que mantenha autoridade e absoluto poder sobre seu período no auge. Neste, nos é passada a mensagem de que é necessário até estar acima da ética e da moral para que realize seus planos.
Esta forma de pensamento ficou conhecida, como termo Maquiavélico, onde hoje em dia expressamos como se fosse algo tenebroso, sem pena ou importância com o próximo, sendo imoral e desleal para obter vantagem sobre os mais fracos. Mas apesar de propor esta forma de atividade, Maquiavel era um defensor da ética na política, sua maneira de impor suas idéias era diferente dos demais políticos da época.
O Príncipe
O livro escrito, datado de 1513, mas publicado apenas por volta de 1532, após sua morte, demonstra a tese de Maquiavel para conquista e continuidade no poder. Maquiavel os divide em principados, onde poderia se conquistar o