Maquiavel
2) O termo maquiavelismo é apropriado porque remete a uma leitura crítica da experiência política a partir da ótica de Maquiavel como bom observador de seu contexto renascentista e das tramas do poder que aí ocorriam. Explique a aplicabilidade do livro O Príncipe como manual de dominação e, ao mesmo tempo, como pistas para a resistência contra os poderosos.
3) Um príncipe para ter "virtu", precisa mostrar-se apto à flexibilidade conforme as circuntâncias, do contrário fracassará. Nesse aspecto, quando ele deve seguir o que é certo e o que é errado?
4) "A regra é a de que , quando um estrangeiro poderoso penetra numa província todos os habitantes menos poderosos o apoiam, movidos pela inveja dos que tinham poder maior que o seu" (cap. II, p.37, item 6). Transfira isso para o convívio social do cotidiano e dê um exemplo de como isso pode acontecer.
5) Quando você, caro leitor, obtém sucesso em suas conquistas, é sempre bem visto pelos outros? Antes de responder, leia o início do item 12, no cap.III,à p.40.
6) Comente: "Comete um grande erro quem pensa que entre as altas personalidades seja possível fazer esquecer antigas ofensas com novos benefícios." (cap.VII, p.61, item 14).
7) Leia o item 8 do cap. VIII e descreva como um governante deve agir com relação a fazer o bem e o mal. Depois disso, observe bem a realidade política e veja se tal coisa, realmente, costuma ainda se efetuar.
8) Por que, no item 3 do cap.IX, Maquiavel escreve que o "... povo tem objetivos mais masi honestos do que a