Maquiavel
“Basta para isso evitar transgredir os costumes tradicionais e saber adaptar-se a circunstâncias imprevistas”.
Já em um sistema democrático, o príncipe só pode ser derrubado por alguma força excepcional. Hoje isso pode ser visto nas grandes empresas e conglomerados econômicos, bem como nos espaços políticos, onde mesmo que não haja uma hereditariedade formal, o poder se torna tradicional (É o caso do PSDB, que passou 25 anos na prefeitura de Curitiba).
- “Os homens mudam de governantes com grande facilidade, esperando sempre uma melhoria. Essa esperença os leva a se levantar em armas contra os atuais. E isso é um engano, pois a experiência demonstra mais tarde que a mudança foi para pior”.
As dificulades aparecem nas monarquias novas, ou seja, nos espaços de poder ende é possível a renovação dos governates.
A GUERRA DA INFORMAÇÃO
- Se o novo espaço conquistado está habituado a determinado poder ou linguagem semelhantes ao do novo governante, Maquiavel recomenda que sejam afastados toda a influência do líder anterior, de modo que o novo seja realmente assimilado.
Em relação aos dias atuais, tal processo se compara às fusões de grandes empresas, corporações e principalmentre do ambiente político. Neste ambiente, a conquista deve é feita através do voto, que quanto mais adquirido, maior reconhecimento ganha o político. Caso os costumes sejam diversos entre os povos, Maquiavel orienta que os haja relacionamento, inetração e em último caso, habitar no local que se deseja ser conquistado.
“A presença do governante inibirá a ganância de seus lugares-tenentes em despojar a província. Os súditos poderão ter acesso direto ao príncipe para suas reclamações. Por isso, se quiserem agir com lealdade encontrarão mais razão para amá-lo; e, se tiverem a inclinação contrária, terão mais motivos para temê-lo”.
Aquele que