Maquiavel
Nicolau Maquiavel INTRODUÇÃO...............................................................................3 DESENVOLVIMENTO.................................................................4 CONCLUSÃO.................................................................................8 REFERÊNCIAS..............................................................................8
Mesmo quem não conhece a obra de Maquiavel, conhece o termo:” Maquiavélico”.
Maquiavel seria MAQUIAVÉLICO?!
Para o senso comum, costuma-se chamar de maquiavélicas as pessoas que são desprovidas de escrúpulos, cínicas e agem de má fé.
Entretanto, Maquiavel dava muito importância à lealdade e aos bons princípios.
Seu objetivo era formar regras de governo eficazes, tendo como base, as experiências políticas antigas e novas.
BIOGRAFIA
È Comum, associar Maquiavel com a Itália, mas esse país, como conhecemos hoje, ainda não existia. Era ainda uma península fragmentada. Ele nasceu em Florença a 3 de maio de 1469.Sua família não era aristocrática nem rica. Seu pai advogado como um típico renascentista, era um estudioso das humanidades, tendo se empenhado em transmitir uma aprimorada educação clássica para seu filho. Maquiavel com 12 anos, já escrevia no melhor estilo e, em latim.
Apesar do brilhantismo precoce, só em 1498, com 29 anos Maquiavel exerce seu primeiro cargo na vida pública. Foi nesse ano que Nicolau passou a ocupar a segunda chancelaria. Isso se deu após a deposição de Savonarola, acompanhado de todos os detentores de cargos importantes da república florentina. Nessa atividade, cumpriu uma série de missões, tanto fora da Itália como internamente, destacando-se sua diligência em instituir uma milícia nacional. Certa vez disse: “Foram 15 anos de intensa atividade, nesse período, não dormi e nem brinquei".
Com a queda de Soverine, em 1512, a dinastia Médici volta ao poder, desesperando Maquiavel, que é