Maquiavel - o principe ( resumo )
No segundo capitulo Maquiavel fala sobre manter o estado, ele diz que é mais facil manter um estado que vem de familia, ou seja, um estado hereditario do que um "estado novo", porque o povo no estado hereditario ja esta acostumado com o poder e com os costumes que a familia real impõe, se no caso o principe for esperto, ele vai manter os costumes da familia e terá um bom governo, ja em um estado novo se o principe mudar os costumes do lugar o povo pode rebelar-se, mas se ele manter os costumes, podera ser um bom rei, pois o povo não tera motivo para rejeita-lo.
Ja no terceiro capitulo Maquiavel diz que para ter um bom governo nos estados novos ele sempre precisara tratar o povo bem, independente se o povo gosta dele ou não, pois se o povo rebelar-se será pior para ele. Ja quando se conquista um estado que fica na mesma região e que possui a mesma lingua é mais facil domina-lo, tambem, o principe que conquistou deve apagar tudo sobre o antigo rei do estado, e manter a ordem no local e fazer os ajustes necessarios. Se for conquistado um estado com lingua e costumes diferentes Maquiavel diz que o melhor a fazer é o proprio principe ir para o local e ficar lá um certo tempo ou então estabelecer colonias no local, assim mantendo a ordem.
No quarto capitulo, Maquiavel fala sobre os nobres e os barões que estão junto ao principe, apos uma nova conquista, não é apenas a familia do principe antigo que deve ser destruida, mais tambem alguns nobres que sempre abrem caminho para revoluções e inovações, então o principe deve tomar cuidado quanto a isso.
No capitulo cinco, Maquiavel meio que diz o que foi dito no terceiro capitulo, se é conquistado um povo com