Ética
ÉTICA: Palavra curta, agradável aos ouvidos, incluída no vocabulário gerencial - principalmente na última década. Os códigos éticos
- implícitos ou explícitos - dão o tom no relacionamento cliente-fornecedor, indicam filosofias empresariais, compõem missões, definem negócios, apontam diretrizes de ação.
O tempo das negociatas, dos conchavos, da corrupção (passiva ou ativa), do "passar a perna" no cliente, do "puxar o tapete" do colega, do "se apossar de ideias dos outros e omitir a autoria", enfim, do "jeitinho brasileiro", vem sendo questionado e tornou-se objeto de discussões cotidianas. Além das leis que protegem os direitos das pessoas, o desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania se incorpora cada vez mais em nossa bagagem de valores.
POLÍTICA
Mal precisa falar sobre isso. Vemos diariamente pela mídia o que fazem nossos criadores. Mas apenas vemos o que a mídia quer mostrar e não o que realmente deveríamos enxergar. A corrupção política está firme por trás das câmeras. Existe alguma ética na política do Brasil? Creio que não. Sempre há aquele que é “coitado” da história, que faz tudo corretamente. Mas se ele realmente está dentro da política, não há como não se corromper. Você recebe pressão de todos os lados. Caso acuse alguém de algo, leva três tiros na cabeça. Esse é o jogo no qual não há volta. Perceba a semelhança das favelas (“Peraí”, favelas não! Facções Criminosas). “Cagoeta” alguém nesses lugares para você ver. Foi riscado do mapa. Dinheiro é bom. Eu também gosto. Aliás, adoro. Mas essas pessoas não sabem o quão confortante é ver uma pessoa com um sorriso no rosto, sem palavras para dizer apenas “Obrigado”. Não há o que se discutir. O selo de corrupção está estampado enormemente na cara dos nossos políticos. Todos vêem. Mas o problema é que aceitamos. “TUDO BEM, TODO MUNDO FAZ ISSO!”
Com doze anos ele quebrou os óculos a caminho da escola. A tia Francine convenceu a companhia