Conceitos de filosofia e educação
A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos:
seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas.
Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima.
No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o séc. XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia.
Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificado a partir de uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica.
O que é Educação?!
A educação está e, todos os lugares e no ensino de todos os saberes.
Assim não existe modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela ocorre e nem muito menos o professor é seu único agente.
Existem inúmeras educações e cada uma atende a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que compõe uma cultura, portanto, a educação de uma sociedade tem identidade própria.
Filosofia X Educação
A educação, como sabemos, é um processo que se desenvolve no decorrer de toda a vida do ser humano.
O processo da educação formal, escolar, não é diferente no que se refere a este aspecto, porém é preciso que estejamos cientes que no espaço privilegiado da escola encontra-se o conhecimento teórico, o qual se diferencia do conhecimento espontâneo que encontramos fora do contexto escolar.
A partir do momento em que começamos a freqüentar uma instituição escolar, buscamos nos apoderar de conceitos mais elaborados, lapidados e para isso contamos com o apoio dos educadores que possuem a responsabilidade de nos indicar o