Maquiavel e príncipe
Em 1498, com seus 29 anos exerce seu primeiro cargo na vida pública onde passou a ocupar a Segunda Chancelaria. Suas missões diplomáticas as cortes das cidades- estados vizinhas o tornaram um profundo conhecedor das intrigas, armadilhas e tentações da diplomacia. Em 1501, casou-se com Marietta di Luigi Corsini, com quem mais tarde teria cinco filhos. Logo após seu casamento, enfrentou um dos seus maiores desafios. César Bórgia, filho do papa, estava usando o exército papal e tropas francesas para criar um novo principado na Itália central. Seus avanços começaram a ameaçar Florença e Maquiavel foi enviado em duas longas missões ao quartel- general de Bórgia. Essa experiência foi essencial em sua vida, pois pode ver de perto o oportunismo como um importante atributo para um governante, e também chegar a conclusão que uma ciência política deve ser distinta e independente de qualquer consideração de ordem moral, era o começo da formação das ideias centrais de “ O PRÍNCIPE”, sua principal obra.
Hoje Nicolau Maquiavel é reconhecido mundialmente como fundador do pensamento e da ciência política moderna.
Contexto histórico
Maquiavel viveu durante a renascença italiana, o que explica boa parte de suas ideias.
Na Itália do Renascimento impera grande confusão, a península era então constituída por uma serie de pequenos Estados governados despoticamente por casas reinantes sem tradição dinástica ou de direitos contestáveis; com regimes políticos, desenvolvimento econômico e cultura variada.
Até 1494, graças aos esforços de Lourenço, o Magnífico, a península experimentou certa tranqüilidade. Cinco grandes Estados dominavam o mapa político: ao sul, o reino de