Maquiavel --> questões respondidas
RESPOSTAS DADA POR: TOSCANO, VITOR DA SILVA. vitortoscano@rafaelpordeus.com.br
01. Conforme destaca Maquiavel: "Os principados ou são hereditários, quando por muitos anos os governantes pertencem à mesma linhagem, ou foram fundados recentemente" (Capítulo I). A partir desse argumento, aponte por quais meios os príncipes podem chegar ao poder, qual forma mostra-se mais fácil para conservação e qual meio torna-se mais difícil, e explique qual o motivo disso.
O Príncipe pode chegar ao poder de duas formas: a forma HEREDITÁRIA, na qual ele chega ao poder por uma hereditariedade da linhagem da família reinante, ou seja, o poder passa por gerações. A outra é a forma ADQUIRIDA, que é respectivamente uma monarquia nova (totalmente nova ou são conquistas de outros Estados liderados por príncipes hereditários, estes são chamados principados mistos)¹ em que o príncipe chega ao poder por sua virtude. A forma mais fácil de se chegar ao poder e conservar-se nele é através das monarquias hereditárias, pois nelas, os súditos já estão acostumados com a família reinante. A forma mais difícil são aquelas de forma adquirida pois o Príncipe precisará de apoio para se manter no poder, diferente da "facilidade" das repúblicas hereditárias que têm o "apoio" dos súditos. Além da população local ter que se "acostumar" com um novo soberano e novas leis que ele poderá alí estabelecer, ou seja, ele está perante um "jogo duvidoso" de aceitação popular.
02. Em seu principal livro, O Príncipe, Maquiavel questiona-se a respeito de que relação o político deve ter para com o povo, caso queira manter-se no poder. Quais conclusões o autor chega a respeito dos sentimentos de amor, temor e ódio entre príncipes e súditos? Qual é a mais propícia à manutenção do poder e qual é a mais devastadora a esse