maquiavel hoje
Comparando o sistema político maquiavélico com a realidade hodierna, vemos que a situação não mudou muito. Muitos se assustam ao entrar em contato com o “maquiavelismo” expresso na obra O príncipe, mas o modo de governar hoje, a astúcia dos candidatos e governantes, o jogo político, as alianças, o modo que o povo é tratado, tudo isso parece ser uma implementação do que pensou Maquiavel há séculos atrás. Fica evidente tal situação nas convenções partidárias promíscuas nos períodos eleitorais e nos casos de corrupção no exercício do governo. Os ditadores Saddam Hussein no Iraque, Kadafi na Líbia e Kim Jon-um, filho do ex-ditador norte coreano Kim Jong-il, são exemplos atuais de domínio do poder tal como Maquiavel já observava na renascença. Também observamos o empenho para se manter no poder, sobretudo econômico, com a política externa dos Estados Unidos. Observamos também a aplicabilidade nas políticas externas e internas dos países: Venezuela com o presidente Hugo Chaves, Bolívia com o presidente Evo Morales, Cuba com o presidente Raúl Castro. Com isso, vê-se que o pensamento de Maquiavel é válido e de fato ele fez uma “fotografia” de para onde caminhava a política.
Maquiavel pode ser às vezes criticado por sua ciência política, devido ao modo como expõe os meios de que se deva valer os seres humanos para se manterem no poder e as maneiras para se adquirirem súditos. Mas ele é realista ao tratar da ambição e do egoísmo humano no tocante ao poder. Sua obra, quer agrade ou quer desagrade, tem seu mérito por ser fruto de uma pesquisa, de um trabalho intenso e que revolucionou uma corrente de pensamento.
Comentário critico sobre Maquiavel?
Um homem agressivo e esperto porem disfarçado pela sua medíocre aparência e imagem. conquistou o favor e o ódio de reis, mas mesmo durante os episódios difíceis de sua vida nunca entrou num lugar sem saber exatamente qual a saída. Maquiavel dedicou-se a entender os caminhos percorridos por