Panorama entre as obras de Hobbes, Rousseau, Maquiavel e os dias de hoje, com ênfase na doutrina Bush
E mbora tenham sido escritas entre os séculos XV e XVIII, as obras maquiavélica, hobbesiana e rousseuniana se mostram presentes na atualidade, uma vez que tratam o homem considerando sua natureza.
Ao olharmos o panorama mundial podemos identificar diversos pontos em comum com as idéias destes autores.
Podemos citar a Doutrina Bush que consiste em atacar antes de ser atacado vindo de encontro com o descrito na obra Leviatã de Hobbes.
Após o ataque terrorista sofrido em 11 de setembro nos EUA seus governantes tiveram a possibilidade de colocar em prática as idéias dos Falcões que tinham sido engavetadas por governos anteriores. O objetivo dos Falcões é impor a soberania norte americana sem levar em consideração as conseqüências sóciais, culturais, econômicas e a instabilidade mundial que estas ações desencadeariam. Vemos claramente o pensamento maquiavélico “os fins justificam os meios".
Com o pretexto de eliminar o terrorismo os EUA atacaram primeiramente o Afeganistão foi uma ação rápida com o apoio mundial, pois o medo tinha se instalado. Seguiu-se uma onda de ataques biológicos. Imediatamente ligou-se a idéia de destruição de armas químicas e de extermínio em massa.
No Oriente existem vários paises supostamente possuidores deste tipo de armamento, entre eles: Coréia do Norte, Iraque e Irã, que formam o que foi sentenciado "eixo do mal" pelo presidente dos EUA. Dentre esses o "eleito" para ser submetido a inspeções e posteriormente a um possível ataque, foi o Iraque.
Aliado a Inglaterra e Espanha os EUA partiram para o ataque, mas desta vez não receberam apoio da população mundial.
As pessoas foram às ruas protestar contra a guerra porem em detrimento a opinião publica e a oposição do Conselho de Segurança da ONU os EUA invadiram o Iraque
Ao invadir o território iraquiano os soldados da colisão se depararam com inúmeras dificuldades não previstas, pois estavam seguros de que o ataque seria tão facilmente executado