Mapeamento
1- Introdução 2- Apresentação ou Justificativa 3- Diagnóstico dos beneficiários ou características do público (citar a fonte dos dados) 4- Objetivos 5- Metas Físicas e Prazos 6- Metodologia 7- Recursos (Humanos, Materiais e Financeiros) 8- Avaliação (acompanhamento e monitoramento)
Aspectos relevantes que devem ser observados na elaboração do Plano de Inserção:
1- Histórico do Município: geográfico, econômico e populacional.
2- Identificação da rede dos serviços, programas socioassistenciais e políticas intersetoriais.
3- Identificação dos Beneficiários do BPC (quem e quantos são, onde moram,etc.):
• Acessar site SUAS Web, conforme caminho www.mds.gov.br/suas - web.asp • Acessar o sistema cadastro único.
4- Apontar como serão inseridos os beneficiários e familiares do BPC, nos atendimentos e critérios de acesso aos programas municipais e, nos serviços ofertados, como por exemplo, nos Centros de Referência de Assistência Social/ CRAS, cumprindo o que determina o artigo 24 da LOAS.
[...] “Art. 24. Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.
1º - Os programas de que trata este artigo serão definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social, obedecidos os objetivos e princípios que regem esta lei, com prioridade para a inserção profissional e social.
2º “- Os programas voltados ao idoso e à integração da pessoa portadora de deficiência serão devidamente articulados com o beneficio de prestação continuada estabelecido no art. 20 desta lei.” [...]
a) Articular atendimento, com a equipe do Programa Saúde e Família – PSF;
b) Encaminhar idosos para