Mapeamento de processo
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS II
Hermann Erwin Bücken – 112729
Porto Alegre
2011
I. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo demonstrar as atividades desenvolvidas em aula. Para isso irei realizar o mapeamento do processo Cadastro de Informações sobre IPTU, o qual faz parte do controle dos imóveis do PAR (Programa de Arrendamento Residencial). Esse processo é importante para a gestão da empresa, pois permite o controle dos pagamentos do IPTU pelas unidades arrendadas, evitando futuras inclusões de dívida ativa pelas prefeituras.
O Programa de Arrendamento Residencial é um programa habitacional do governo federal, destinado a pessoas de baixa renda, com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). Ele é administrado pela Caixa Econômica Federal e os beneficiados arrendam os imóveis, sendo assim o proprietário dos imóveis é o FAR. Com isso todas as responsabilidades de proprietário do imóvel repercutem para o mesmo, devendo a Caixa controlar se os arrendatários estão com suas obrigações em dia.
O mapeamento evidenciará todos os passos para a rotina do sistema, incluindo a interface com outros bancos de dados, demonstrando todos os passos do processo. Após isso, analisaremos o mesmo e verificaremos as melhorias sugeridas que irão contribuir para tornar o processo mais preciso. Por fim, poderemos disponibilizar as informações contidas no sistema da forma como o gestor desejar, contribuindo para uma melhor gestão do PAR.
II. NOME
Processo Administrar Condomínios, Controle de IPTU - Cadastro de Informações sobre IPTU.
III. ESCOPO
Este processo é desenvolvido através da integração de três áreas sendo elas: * Área Solicitante (área que controla as unidades habitacionais); * Controladoria (controle de capital, recebimento, aprovação do gasto e controle do Ativo Imobilizado); * Compras (realiza orçamentos para obter o melhor custo