Mapeamento ambiental
Ambiente
Ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou o sistema). Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com o ambiente que a rodeia. Portanto, tudo o que ocorre externamente no ambiente passa a influenciar internamente o que ocorre na organização.
A análise das organizações dentro de uma abordagem múltipla envolvendo a interação entre a organização e o ambiente foi iniciado pelos estruturalistas. Na medida em que a análise organizacional passou a ser influenciada pelas abordagens de sistemas abertos, aumentou a ênfase no estudo do meio ambiente com base para a compreensão da eficácia das organizações. Ainda hoje, as organizações pouco sabem ainda a respeito de seus ambientes.
Mapeamento Ambiental
Como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as organizações não podem absorvê-lo, conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável. O ambiente é um contexto externo que apresenta uma enorme variedade de condições extremamente variáveis e complexas, difíceis de ser abordadas no seu conjunto e analisadas com objetividade. Assim, as organizações precisam tatear, explorar e discernir o ambiente, para reduzir a incerteza a seu respeito. Em outros termos, a organização precisa mapear seu espaço ambiental. Tal mapeamento não é feito pela organização em si, mas por pessoas- sujeitas a diferenças individuais- que nela ocupam cargos ou posições destinados a isso.
O Mapeamento Ambiental envolve aspectos relacionados a:
1. Seleção Ambiental
As organizações não são capazes de compreender todas as condições variáveis do ambiente de uma só vez, pelo fato de que algumas das variáveis estão sujeitas a influencias que as empresas não podem sequer prever ou controlar. Para lidar com essa