Mapeamento ambiental
É a maneira como a empresa faz a sondagem ambiental, ou seja, elas precisam tatear, explorar e discernir o ambiente ao seu redor para reduzir a incerteza a seu respeito. O mapeamento ambiental, contudo, esbarra em três dificuldades: seleção ambiental, percepção ambiental e os limites da empresa.
Seleção ambiental
É quando apenas uma pequena porcao de todas as inúmeras variáveis ambientais possíveis participa realmente do conhecimento, da compreensão e da experiência da empresa.
Percepcao ambiental
É um conjunto de informações selecionadas e estruturadas em função da experiência anterior, das necessidades e das intenções da empresa em uma dada situação. A percepção ambiental depende muito daquilo que cada empresa considera relevante no seu ambiente.
Consonancia e dissonância
Existe consonância quando as presunções da empresa a respeito de seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Logo, dissonancia é o oposto.
Limites ou fronteiras
Servem para delimitar ou separar a empresa do contexto ambiental que a envolve. Podem ser definidos em termos de espaço, tempo, valores e atitudes de seus empregados, em termos legais e físicos.
Atualmente, algumas empresas então derrubando suas fronteiras externas, aumentando seus relacionamentos com clientes (saídas) e fornecedores (entradas) e os atraindo cada vez mais para dentro de seus processos decisórios.
Ambiente Geral
O ambiente geral é constituído de um conjunto amplo e complexo de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as empresas.
Variáveis do ambiente geral
1. Variaveis tecnológicas: a tecnologia é o conhecimento de como fazer as coisas para alcançar objetivos humanos. A tecnologia é, ao mesmo tempo, uma variável ambiental que influencia o comportamento das empresas e uma variável interna por meio do qual a empresa influencia seu meio ambiente e as demais empresas nele inseridas.
2. Variaveis politicas: as tendências ideológicas dos