MAPEAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DE PERNAMBUCO
Paulo Faltay
Departamento de Fisiologia e Farmacologia, CCB,UFPE e Espaço Ciência Complexo de Salgadinho , Parque 2 , Olinda , Pernambuco
Tele/fax : (081)2414646,2416926, e-mail : faltay@eciencia.pe.gov.br
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS-Com os objetivos de identificar as alternativas para a manutenção das riquezas naturais do Estado de Pernambuco e de evidenciar a importância da Educação Ambiental nas escolas, foram ouvidos, entre maio e dezembro de 1998, 576 professores que participaram do Programa Pró-Ciências/PE, área de Biologia, e que foi desenvolvido em parceria com a CAPES, FACEPE, Secretaria de Educação e Esportes e as Universidades Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e UNICAP.
METODOLOGIA -Pelo fato de termos contato com professores das mais diferentes cidades e regiões do Estado de Pernambuco, ao longo de 3 Etapas de capacitação, foi solicitado aos professores preencherem um quadro indicando quais os principais problemas e quais as soluções envolvendo o meio ambiente de sua cidade ou região. Nas tabelas a seguir, estão relacionadas as respostas dos professores, ressaltando que as informações fornecidas pelos professores estão mencionadas conforme relato dos mesmos, sem que houvesse alterações nas respostas. Após ouvidos os professores, as respostas foram selecionadas por cidade e posteriormente por região.
RESULTADOS E CONCLUSÕES-Durante a pesquisa os professores indicaram os fatores que põem em risco os ecossistemas da região em que moram e/ou trabalham . A poluição dos açudes e rios, a devastação desordenada, os esgotos a céu aberto (falta de saneamento básico), as queimadas e a falta de conscientização da população e dos governantes foram as mais citadas quanto os problemas enfrentados .
Já no que se refere às soluções a serem implantadas, a conscientização da população, o incremento de atividades de Educação Ambiental nas escolas e