historia
A palavra filosofia
Filosofia indica a disposição interior de quem estima saber ou estado de espirito da pessoa que deseja o conhecimento.
Comparado a Pitágoras a invenção da palavra fífia teria afirmado que a sabedoria completa pertence aos deuses, mas que os homens possam deseja-las tornando-se filósofos.
A filosofia surgiu quando alguns gregos, admiradores espantados com a realidade, insatisfeitos coma as explicações começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas demonstrando que os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pelas razoes humanas. Quando alguns pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo e dos homens não era algo misterioso, mas que, ao contrario podia se conhecida por todos por meio de operações de raciocínio que são as mesmas em todos os seres humanos.
O legado da filosofia para o ocidente europeu
A filosofia e uma instituição cultural grega que por razoes históricas e politicas, veio a tornar-se no correr dos séculos, o modo de pensar e de se exprimir da chamada cultura europeia ocidental da qual, devido à colonização europeia das Américas fazemos parte.
Dizer que a filosofia e um fato não significam que outros povos como chineses, hindus, japoneses... Não possuam sabedoria, pois possuem. Também não quer dizer que todos os outros povos não tivessem formas de conhecimentos da natureza humana
Ao dizer que a filosofia quiser dizer que ela possui certas características, a formas de pensar, estabelece concepções sobre o q sejam a realidade e a razão e a linguagem completamente diferentes das de outros povos e cultura. Definimos a atividade filosófica na época de seu nascimento.
Tendência a Realidade-da define o ser humano como animal racional a considerar que a linguagem e o pensamento definem a atividade na época de seu nascimento.
Tendência a Racionalidade-os gregos foram os primeiros a definir o ser humano. Mesmo que razão humana não possa conhecer “tudo