fisica mecanica
O reaproveitamento da água usada em empresas de grande porte e um grande colaborador em questão da melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável, muitas empresas já se juntaram a esta ideia. Eu em particular decidi relatar sobre a Fiat s.a por ser uma empresa grande tecnológica e situada próximo a região metropolitana
A unidade de tratamento da empresa e uma das mais avançadas no mundo tecnológico de reaproveitamento foi um investimento muito caro, mas colaborou e muito pela questão ambiental e a questão lucrativa da empresa.
A Fiat implantou o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) a partir de 1990, em uma evolução natural do processo de busca de uma produção mais limpa. No decorrer de sua consolidação, o SGA resultou em um processo de produção de menor impacto ambiental, através da redução da demanda de energia, redução da geração de resíduos e a conscientização ambiental em todos os níveis hierárquicos da empresa.
Em 1997, a Fiat foi a primeira montadora de veículos de passeio e comerciais leves instalada no Brasil a certificar seu Sistema de Gestão Ambiental conforme os requisitos da norma NBR ISO 14001.
Em 2007, a Fiat implantou a metodologia Word Class Manufacturing, que tem por objetivo reduzir as perdas de forma sistêmica, contribuindo também para reduzir o impacto ambiental do processo produtivo.
Desde 1990, a Fiat investiu mais de US$ 120 milhões em projetos para preservação e redução do impacto ambiental.
Benefícios do novo sistema
• Melhoria da qualidade de água recirculada e descartada ao emissário Copasa
• Economia de água para abastecimento de uma cidade de médio porte
• Processo industrial com utilização de água recirculada, eliminando consumo de recursos naturais para processo produtivo
• Tecnologia de ponta para tratamento de efluente industrial. Ilha Ecológica e área de resíduos industriais
Como parte do processo de Gerenciamento de Resíduos, a Fiat possui uma