Mapa simbólico
A ocorrência de casos novos de uma doença (transmissível ou não) ou agravo (inusitado ou não), passível de prevenção e controle pelos serviços de saúde, indica que a população está sob risco e pode representar ameaças à saúde que precisam ser detectadas e controladas ainda em seus estágios iniciais. Uma das possíveis explicações para que tal situação se concretize encontra-se no controle inadequado de fatores de risco, por falhas na assistência à saúde e/ou das medidas de proteção, tornando imperativa a necessidade de seu esclarecimento para que sejam adotadas as medidas de prevenção e controle pertinentes. Nessas circunstâncias, a investigação epidemiológica de casos e epidemias constitui-se em uma atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância epidemiológica. Segundo o dicionário “Endemia” é uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.
No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum na Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença.
Neste trabalho buscamos entender quais os meios de comunicação que mais alcançam a comunidade do Parque das Palmeiras localizado em Rio Branco, Acre.
OBJETIVOS
Geral:
Identificar de onde partem as informações sobre endemias dentro da comunidade de amostra.
Específico:
Avaliar de onde partem as informações sobre endemias dentro da comunidade de amostra.
METODOLOGIA A pesquisa foi realizada do dia 25 de Janeiro de 2013, através de aplicação de questionário aberto e fechado, (Anexo 1) no bairro Parque das Palmeiras, localizado