BRINCADEIRAS E MATEMÁTICA
DESENVOLVIMENTO DAS NOÇÕES ESPACIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Suelene de Rezende e Silva1
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT sueleners@gmail.com Lezi Aparecida da Silva2
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT lezisilva@yahoo.com.br Rute Cristina Domingos da Palma 3
Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT rutecristinad@gmail.com GT 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL E LINGUAGENS
Resumo: Neste trabalho buscamos investigar as noções espaciais mobilizadas, desenvolvidas e manifestadas por crianças da educação infantil a partir da vivência de brincadeiras. Para desenvolver a proposta de intervenção e análise dos dados reportamo-nos aos pressupostos da Educação Matemática e na teoria histórico- cultural, particularmente na Teoria da Atividade de Leontiev. Concebemos que o saber matemático se constitui a partir das necessidades humanas e que na educação infantil é possível oportunizar situações que desencadeiem a apropriação e ampliação das noções espaciais a partir das brincadeiras. Para a produção de dados desenvolvemos uma proposta de intervenção propondo brincadeiras, dentre elas a
“Caça ao tesouro”, que discutimos neste trabalho. Participaram da pesquisa um grupo de crianças com faixa etária de 5 anos, de uma escola da rede municipal de ensino de Cuiabá/MT.
A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo e para fins de análise, organizamos e apresentamos os dados em um episódio, dividido em quatro cenas. A análise do episódio evidenciou que as crianças manifestaram, principalmente através da oralidade e de gestos conhecimentos prévios, mobilizaram noções de posição, direção e sentido e ampliaram a percepção do espaço ao apropriarem-se de pontos de referência e orientarem-se a partir deles. Palavras-chaves: Educação infantil. Educação matemática. Noções espaciais.
As crianças, na sua relação com o mundo e com os outros, estabelecem uma infinidade de ações em contextos