Mapa de Risco
LAYOUT
TAMANHO DOS CÍRCULOS
O primeiro passo é ter o Layout da empresa, não tem o layout da empresa?
Se não tiver o Layout da empresa, pegue uma prancheta e caneta e comece a desenhar o local analisado. Não tenha pressa, volte várias vezes ao local, refaça o desenho várias vezes, tanto no papel quanto no computador, até que fique o mais idêntico à realidade o possível.
AVALIAÇÃO DOS RISCOS
Então chegamos à seguinte questão como analisar os riscos no ambiente de trabalho para colocá-lo no Mapa de Risco?
Resposta: A avaliação dos riscos para elaboração do Mapa de Risco é qualitativa, ou seja, não envolve medições! Então quando for elaborar seu Mapa de Risco, faça uma reunião com a CIPA e pergunte a ela quais são os riscos que ela percebe no ambiente que está analisando. Quem sabe assim terá uma surpresa com algum risco que ainda não tenha percebido!
É importante também observar o PPRA da empresa. Nele poderá encontrar orientações interessantes sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho.
Lembre-se do item 5.16 da NR 5, a CIPA é também responsável pela elaboração do Mapa de Risco, delegue algum trabalho a ela.
CORES
As cores são parte muito importante do Mapa de Risco. São elas que representam os riscos presentes no ambiente.
Acrescente os riscos de acordo com o Grupo de Riscos e Cores Correspondentes.
Cores, riscos correspondentes, grupos.
CÍRCULOS
A intensidade dos riscos no ambiente de trabalho é representada através de círculos.
TAMANHO DOS CÍRCULOS
Se o risco é grande o círculo deve ser grande, se o risco for médio o círculo será médio, se o risco for pequeno o círculo será pequeno.
O Mapa de Risco é qualitativo, não envolve medições! Os riscos são definidos de acordo com a percepção de riscos dos trabalhadores, da CIPA e do