Mapa de Risco e Relatório Ergonomico
1. Introdução
1.1 Descrição da Empresa
Empresa de Pequeno Porte (EPP) localizada na Cidade de Campanha - MG, onde é realizado apenas o processo de polimento de peças injetadas em Alumínio e Zamac.
A Empresa está localizada na Rua Jonas Olinnto, nº 135, instalada em um galpão com 300m² com pé direito de 8m com piso de concreto e parede de alvenaria. A iluminação é natural pelo portão de entrada e artificial através de lâmpadas fluorescentes, porém estas se encontram muito alta, o que não gera o resultado necessário. Na empresa estão instaladas 4 (Quatro) politrizes com oito funcionários que participam do processo de polimento e também de embalagem das peças. Além dos operadores de politriz, ainda trabalha no escritório, 1 (um) Gerente que comanda as atividades, a questão administrativa e de qualidade do polimento.
Foto 01: Estrutura Inconfidência Metais
1.2. Instalações:
As instalações elétricas foram feitas aéreas e cada máquina possui uma caixa de energia para fazer a ligação através de uma chave, o que torna mais segura a instalação.
As máquinas estão dispostas com 1,5m (Um metro e meio) de distância entre elas, em um layout que foi estudado para facilitar o trabalho dos operadores e evitar o esforço físico de levantar e sempre ir até o posto anterior para buscar peças. Com este layout é possível um melhor aproveitamento da produção, alinhando com a ergonomia do processo.
Foto 02: Linha de Produção (Layout)
Foto 03: Operadores realizando processo de polimento.
Foto 04: Instalação aérea (Caixa de energia por máquina)
2. Tarefa Prescrita:
Polimento de peças de Alumínio e Zamac, utilizando rodas de feltro e de borracha.
3. Processo Realizado:
3.1 Operador
O operador da Politriz é responsável pela qualidade do produto que está sendo processado e operar a máquina, evitando refugo, e produzindo com melhor qualidade.
Regulagem e operação da máquina
Operador deve ajustar a o esticador