Mapa de Risco
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ENG3515 – SEGURANÇA EM MET. E PROCESSOS
TURMA: C01-2
PROFESSOR: ASLEY STECCA STEINDORFF
RELATÓRIO SEGURANÇA EM METODOS E
PROCESSOS
Elaborado por: David Maykon Botelho Teles
Goiânia, 04 de novembro de 2014.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
MAPA DE RISCOS
Goiânia, 04 de novembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO
O Brasil vem lutando há muitas décadas em questões de prevenção de acidentes no trabalho. Porém, apenas em 1944 que foi criada a primeira legislação estabelecendo a obrigatoriedade de formação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes as chamadas CIPAs.
A partir de 1970 o avanço da industrialização resultou no aumento do número de acidentes, que já era alto. Criou se uma série de normas para enfrentar essa situação, dentre elas a obrigatoriedade das empresas maiores de terem profissionais especializados (engenheiros, médicos e técnicos) na área de segurança e medicina do trabalho. Mas a quantidade de acidentes continuou a crescer, mesmo quando o ritmo da atividade econômica se reduziu. Em 1975 e
1976 o Brasil chegou a ter quase 10% dos seus trabalhadores acidentados.
Há muito tempo o quadro do país ainda se manteve o mesmo, não conseguindo reduzir os acidentes de trabalho, isto porque o modelo de prevenção paternalista estava errado.
Foram com as situações de persistências de elevados índices de acidentes de trabalho com grandes perdas humanas e econômicas que surgem o Mapa de Riscos.
2. O QUE É MAPA DE RISCO?
Mapa é a representação gráfica do reconhecimento dos riscos existentes nos locais de trabalho, por meio de círculos de diferentes tamanhos; e cores. O seu objetivo é informar e conscientizar os trabalhadores pela fácil visualização desses riscos. É um instrumento que pode ajudar a diminuir a ocorrência de acidentes do trabalho objetivo que