Mapa conceitual
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
F.N. Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea.
BARBOSA, Ana Mae Távora.Inquietações e mudanças no ensino da arte.São Paulo:Cortez, 2007.
PROJETO: INCLUSÃO DIGITAL
TEMA: MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
LOCAL: Escola Pública Municipal
PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental 1 ( sala de reforço: alunos com dificuldades de Aprendizagem).
FAIXA ETÁRIA: 8 anos 3º série
OBJETIVO GERAL: Conciliar a Tecnologia da informática ás metodolo-gias de ensino no processo de Alfabetização.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Disponibilizar as crianças programas de jogos educativos ou de sites on line a fim de enriquecer o processo de Alfabeti-zação.
CONTEÚDO: Codificar e Decodificar o alfabeto, formar palavras e sílabas simples.
METODOLOGIA: Sempre antes do início das atividades, será necessário falar com calma as crianças a metodologia do jogo, explicar demonstrando. No decorrer de 45 minutos serão disponibilizados dois jogos educativos em que se destaca o estudo de vogais e consoantes. Inicia-se com o estudo e observação das vogais. Ao clicar na palavra “vogais” a criança poderá ouvir o som da letra e sua gráfia. No segundo momento trabalha-se com o programa, de reconhecer as letras. Iniciar as atividades, onde a criança deverá selecionar as vogais solicitadas no centro da tela . Fazer as atividades pelo menos 3 vezes.
RECURSOS: Arquivos em flash baixados de sites da internet, laboratório de informática com acesso á internet, lápis, borracha e caderno.
1- AVALIAÇÃO: Serão observadas as atividades e o desenvolvimento dos alunos no decorrer das aulas. Pediremos ás crianças que se reúnam em duplas para que um ajude o outro e para estimular o trabalho em equipe.
2- AVALIAÇÃO: No decorrer das aulas vamos