Mapa conceitual
O problema da avaliação está no numero de alunos por sala de aula, numero de aulas que o professor tem que assumir para poder sobreviver e o sistema que exige e cobra notas.
Pg: 32 2- Análise do problema na sua totalidade
O problema da avaliação ocorre na sala de aula, mas sua base está no sistema de ensino.
Pg: 33 Percepção inicial do professor
O professor coloca a avaliação em questão a partir de um apelo de sua sensibilidade, quase no nível ético. Ele não tem consciência de que é mais um agente desse jogo de discriminação e dominação social
Pg: 34 Resgate Histórico
O valor da escola não esta nela mesma, mas na recompensa que, supõe-se que haverá depois.
Pg: 35 Papel político da avaliação
Avaliação escolar colabora como processo de dominação, ajudando a formar um autoconceito negativo, ou seja, o problema da avaliação é o seu uso como instrumento de discriminação e seleção social, assumindo então a tarefa de separar os “Aptos dos Inaptos, os Capazes dos Incapazes.
Pg: 36
A avaliação é o instrumento por excelência de que lança mão o sistema de ensino para o controle das oportunidades educacionais e para dissimulação das desigualdades sociais. A escola não é a responsável pela organização social; na verdade, ela apenas reforça e realimenta toda uma organização já existente.
Pg: 37 3- Mediação entre o problema geral e o particular
a) Como se concretiza em sala de aula?
A avaliação é hoje o instrumento de controle oficial, é o respaldo legal para a reprovação e aprovação. A avaliação escolar não é só avaliação, ela tornou-se instrumento de dominação, de controle, seleção social, discriminação, repressão etc. O problema da avaliação é de todo o sistema de ensino.
Pg: 38 b) Gênese e desenvolvimento do problema
No começo, é tudo novidade e não passa de uma brincadeira, às vezes, as crianças fazem as provas e nem têm noção, não sabem que estão sendo avaliadas. A própria criança quer fazer prova para