Mapa conceitual
Departamento de Teoria e Fundamentos
Disciplina: Orientação Vocacional Educacional
Professora: Maria da Conceição
Aluna: Rita de cássia
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percurso de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, 11(32), 226-237, 2006.
Introdução
O artigo trata sobre a problemática das desigualdades educacionais, vista a partir da permanência do estudante universitário de origem popular, isto é, nos casos em que alguns rompem com a tendência dominante voltada para o “fracasso escolar”.
1. O que significa as estratégias integradoras para o aluno das classes populares no ensino superior?
Significa que conhecendo o perfil desses indivíduos e sua visão de mundo pode ajudar a entender que mudança é essa, que fatores contribuem para ela e que direção parece estar tomando”. Nesse sentido, concordam que estudar esses casos, identificando “o que permite a alguns fugir ao círculo vicioso que leva à exclusão e à marginalidade, pode ser tão ou mais útil para propostas de políticas sociais quanto apontar esse círculo vicioso
2. De que modo é possível democratizar o acesso e a permanência dos estudantes no ES diante da desigualdade social?
Requer certamente políticas para a ampliação do acesso e fortalecimento do ensino público, em todos os seus níveis, mas requer também políticas voltadas para a permanência dos estudantes no sistema educacional de ensino, deve ser acompanhada de estudos que permitam conhecer as reais condições dessa escolarização. Essa observação remete à pesquisa sociológica voltada para a condição do estudante universitário, financiamento dos estudos, moradia, transporte, alimentação, saúde, condições e hábitos de trabalho, relações com o meio de origem e com o meio estudantil, cultura e lazer.
3. O que significa o sucesso escolar do ponto de vista da escolha do curso e