Maomé e o islamismo
MAOMÉ E O ISLAMISMO
YAN GABRIEL MINÁRIO
20 1º A
TAUBATÉ
2013
YAN GABRIEL MINÁRIO
MAOMÉ E O ISLAMISMO
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de menção na disciplina História, sob orientação do professor Moura, 2º trimestre do Ensino Médio do Instituto Pólo Educacional.
TAUBATÉ
2013
SUMÁRIO
VIDA 4 ISLANISMO 6 REFERÊNCIAS 9
VIDA
Maomé, nos braços de sua mãe. Ambos com o rosto vedado.
Maomé, nos braços de sua mãe. Ambos com o rosto vedado. Muhammad nasceu em Meca no dia 12 do mês de Rabi al-Awwal (terceiro mês do calendário árabe) no "ano do Elefante". Na era cristã este ano corresponde a 570.
Maomé pertencia ao clã dos hachemitas, por sua vez integrado na tribo dos coraixitas (Quraysh, "tubarão"). Era filho de Abdalá e de Amina. Seu pai faleceu pouco tempo antes do seu nascimento, deixando à esposa como herança cinco camelos e uma escrava.
Entre as famílias de Meca existia na época a tradição de entregar temporariamente as crianças às famílias beduínas que viviam no deserto, uma vez que se considerava que o clima de Meca era pouco saudável; para além disso, acreditava-se que uma temporada de vida no deserto prepararia melhor a criança para a vida adulta. Em troca desta adopção temporária, os beduínos recebiam presentes dos habitantes de Meca. Apesar das limitações económicas, Amina entregou Maomé aos cuidados de uma ama-de-leite chamada Halíma (Haleemah).
Quando Maomé tinha seis anos de idade a sua mãe faleceu; passou a viver então com o seu avô paterno, Abd al-Mutalib, e com os filhos destes, entre os quais se encontravam Abbas e Hamza e que eram praticamente da mesma idade que Maomé, fruto de um casamento tardio do avô. Abd al-Mutalib ocupava em Meca o importante cargo de siqáya (serviço de distribuição pelos peregrinos da água sagrada do poço de Zamzam). Dois anos depois, o avô de Maomé faleceu e este foi viver com o seu tio Abu Talib, novo chefe do clã hachemita.
Meca era nesta